Você talvez conheça essa cena. Em uma mesa de bar ou mesmo antes de sair para uma viagem, alguém diz "vou ao banheiro" e, subitamente, outras pessoas —e talvez até mesmo você— sentem vontade e decidem também ir urinar. O que parece ser uma coincidência talvez sejamelhores horário para jogar fortune tiger, na verdade, um comportamento evolutivo socialmente condicionado.
Aposte Sem Risco De Perder | 98 Aposta OnlinePelo menos é isso que um grupo de pesquisadores japoneses tentou entender ao investigar o comportamento contagioso de urinar em um grupo de chimpanzés em cativeiro.
![A imagem mostra três chimpanzés sentados em um ambiente com vegetação densa. Eles estão em uma área com estruturas de madeira e cercas, cercados por folhas verdes. Os chimpanzés parecem estar interagindo entre si, com um deles segurando folhas.](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/20/1737388525678e71ed218ed_1737388525_3x2_md.jpg)
Analisando 20 macacos no santuário de Kumamoto, do Centro de Pesquisa em Vida Selvagem da Universidade de Kyoto (Japão), eles viram que a probabilidade de um chimpanzé urinar aumentava significativamente quando outro já o fez, especialmente se eles estivessem próximos (a menos de 1 m).
A probabilidade também era maior conforme o nível hierárquico no grupo —se um macho dominante fosse o primeiro a fazer xixi, os outros seguiam, mas quando era um indivíduo de nível inferior a urinar, o fenômeno não ocorria com os demais. Segundo os cientistas, isso pode estar relacionado a uma liderança oculta na sincronização de atividades do grupo, viés de atenção entre indivíduos ou até mesmo um fortalecimento do vínculo social entre eles.
Os achados foram publicados na segunda-feira (20) na revista especializada Current Biology.
Tudo começou quando Ena Onishi, doutoranda no Centro de Pesquisa de Vida Selvagem e primeira autora do estudo, observava os chimpanzés em cativeiro para outro projeto de pesquisa. A pesquisadora viu uma tendência nos indivíduos de urinarem ao mesmo tempo, e a semelhança com certos comportamentos humanos a deixou curiosa.
"No Japão, existe um termo específico para o ato de urinar na companhia dos outros —Tsureshon (連れション). A partir daí, formulei minha hipótese, questionando se isso poderia ser um fenômeno de contágio, como o bocejo ou a coceira", afirma ela.
Para avaliar a chance de urinar após um outro indivíduo (que eles chamaram de "micção contagiosa"), os pesquisadores observaram mais de 600 horas de filmagem dos macacos e contabilizaram, com a ajuda de inteligência artificial, as vezes e o padrão observado cada vez que um indivíduo fazia xixi. Eles também calcularam a distância entre os animais.
![A imagem mostra dois chimpanzés em um ambiente de cativeiro. Um dos chimpanzés está segurando um pedaço de madeira ou galho, enquanto o outro observa. O fundo é uma estrutura de metal e vidro, com iluminação natural entrando. O chão é coberto por uma superfície que parece ser de cimento.](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/20/1737388776678e72e848b5d_1737388776_3x2_md.jpg)
Depois, eles conduziram simulações computacionais para saber se essas observações eram aleatórias ou tinham uma sincronização acidental, e viram que a taxa de sincronização no estudo foi significativamente maior do que o observado nas mais de mil simulações.
"Esse resultado nos deu confiança de que o tempo de micção entre chimpanzés não é aleatório. Análises adicionais de proximidade e dos fatores sociais que influenciam os padrões contagiosos confirmaram que esse comportamento vai além da mera sincronização e tem um elemento contagioso também", disse Onishi.
Os autores atribuíram ao comportamento de urinar o mesmo padrão observado com o "bocejo contagioso", que ocorre quando um indivíduo começa a bocejar levando os outros ao mesmo comportamento. "O que observamos é que quando um chimpanzé urina, outros próximos têm mais probabilidade de urinar em um curto espaço de tempo, não que eles se reunissem com a intenção de urinar juntos. Por isso a comparação com o bocejo", explica.
![fortune tiger](/images/00161.jpg)
Quando observado, chimpanzé se sai melhor na solução de problema computacional
Presença de espectadores influencia o desempenho de tarefas cognitivas
Chimpanzés conseguem se lembrar de rostos que não veem há anosMemórias de longo prazo podem ter sido vitais para nossa própria evolução, sugere novo estudo
Chimpanzés aprenderam a pronunciar uma palavra: mamãeCientistas avaliam que descoberta pode oferecer pistas sobre as origens da fala humana
Por que alguns animais desenvolvem senso de humorGrandes primatas, por exemplos, são capazes de brincar provocando o outro
Outro dado observado é que nos chimpanzés, o ato de urinar não estava ligado a grupos afetivos ou familiares, como ocorre frequentemente com o comportamento de "grooming" (acariciar-se mutuamente). "Isso sugere que o comportamento pode ser mais influenciado pela posição hierárquica do que por vínculos afetivos entre os indivíduos", escrevem os autores.
O estudo possui algumas limitações, segundo os próprios pesquisadores, como o fato de ter sido conduzido em cativeiro —um local favorável para a observação de fenômenos e comportamentos em animais, mas que precisa de comprovação na natureza— e o baixo número de indivíduos, não sendo possível avaliar fatores como idade, sexo e grau de parentesco influenciam o comportamento.
De acordo com os cientistas, o estudo é, no entanto, um primeiro passo para explorar padrões sociais e fisiológicos em primatas não humanos, como em bonobos e gorilas. "Nos humanos, sabemos que a nossa decisão de urinar é influenciada por contextos sociais que nos levam a urinar simultaneamente com outros, e que essa micção simultânea promove um maior vínculo social. Nosso estudo com chimpanzés mostra claramente que eles compartilham algumas semelhanças nesse fenômeno, sugerindo uma origem evolutiva do ato de urinar contagioso", explica Shinya Yamamoto, autor sênior do estudo e pesquisador na Universidade de Nagoya, em Aichi.
fortune tiger"Este estudo também revelou algumas diferenças entre chimpanzés e humanos: nos chimpanzés, o ato de urinar foi influenciado por relações de dominância entre iniciadores e seguidores. Precisamos investigar isso mais a fundo a partir de uma perspectiva comparativa mais ampla, com outros símios, que têm uma ampla variedade de estruturas e dinâmicas sociais que podem influenciar sua decisão de urinar e a natureza contagiosa em contextos sociais, o que deve ser um dos alvos de pesquisas futuras", completa.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
animais ciência sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Aproveite o iPhone 16 256GB na Loja Online da ZA9BET com frete grátis para todo o Brasil. iPhone 16 na Loja Online ZA9BET com o ZA9BET... ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/01/entre-chimpanzes-comportamento-de-urinar-pode-ser-contagioso-diz-estudo.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email![](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/18/1737238277678c2705c7ba7_1737238277_3x2_xs.jpg)
![Surfista Ítalo Ferreira durante eclipse solar em praia entre as cidades de Natal e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte - (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool)](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2023/12/19/17030086476581d987f11ef_1703008647_5x2_sm.jpg)
![Organizações que defendem minorias no Brasil se preparam para corte de verbas no governo Trump](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/21/1737499840679024c01581c_1737499840_3x2_sm.jpg)
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Organizações que defendem minorias no Brasil se preparam para corte de verbas no governo TrumpDecreto determina pausa de 90 dias em desembolsos dos EUA e corte definitivo para temas não alinhados a interesses do país
21.jan.2025 às 23h00![Governo mantém sigilo de pesquisas encomendadas sob Lula e vai liberar as de Bolsonaro](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2024/12/23/17349641246769739c51acf_1734964124_3x2_sm.jpg)
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
jogar tigre Governo mantém sigilo de pesquisas encomendadas sob Lula e vai liberar as de BolsonaroSecom diz que divulgação pode causar 039;pressões externas039; e 039;manipulação da opinião pública039;
21.jan.2025 às 23h00![Aval a federalização de empresas estaduais impõe risco jurídico a governo Lula](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/16/173707199467899d7a2799d_1737071994_3x2_sm.jpg)
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aval a federalização de empresas estaduais impõe risco jurídico a governo LulaUnião decidirá se aceita ativos para abater dívida, mas entes podem acionar STF para obrigar operação
21.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok